Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

POR QUE A AMÉRICA LATINA E A ÁFRICA SÃO POBRES?

Uma série de livros já foi escrita sobre o assunto, tanto de latino-americanos e africanos culpando outros países quanto de europeus e americanos assumindo uma suposta culpa, provavelmente para alívio de consciência – o que chamam de white guilt. Não vamos nos enganar: eles têm culpa pela nossa pobreza. A razão, porém, é bem diferente da que você imagina. Colonialismo, neocolonialismo, capitalismo, neoliberalismo? Nada disso. Acompanhe no texto abaixo os verdadeiros culpados pelo nosso atraso.
Pobreza na África
Quem são os culpados, se assim podemos chamar, pela pobreza e fome na África? O continente era um amontoado de reinos prósperos que comerciavam desde sempre ouro, sal e escravos. É lá que estão as Grandes Pirâmides e algumas das primeiras civilizações: Egito, Cartago, Numídia, Mali, Songai. O que foi feito, afinal, para que esses grandes e prósperos reinos se tornassem países tão pobres e dominados por guerras civis?
Os culpados diretos por tudo isso não somos nós, ocidentais. Esse estado de coisas na África remonta séculos de queda. Você já se perguntou o porquê de trazermos escravos para a América, leitor? Quando isso começou, no século XVI, a África vivia a decadência: por séculos, os reinos do interior do país mineravam ouro para comprar sal no litoral (lembre-se que sem ouro você vive, mas não sem sal); quando as minas se esgotaram, tudo que sobrou foram os mineradores e quem mais vivesse em volta. O que eles podiam usar para comprar sal, então? Isso mesmo: pessoas. Não é minha intenção aqui lavar do nosso continente o horror da escravidão, senão mostrar que a culpa não é simplesmente nossa. As pessoas não eram escravizadas por que os portugueses queriam comprá-las (os árabes faziam isso antes, diga-se de passagem); as pessoas perdiam a liberdade por algo hoje tão mundano quanto sal.

Texto completo em: http://clubefarroupilha.com/2014/04/16/por-que-a-america-latina-e-a-africa-sao-pobres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário