Páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

Front: Zé Ruelas! ???

O Manoel Santos, responsável pelo site Gente Decente, dirigiu carta aberta ao José Serra, atribuindo a derrota à falta de pegada na campanha.
Em resposta, enviei a minha carta aberta ao Manoel Santos:

CARTA ABERTA PARA MANOEL SANTOS
Caro Manoel, tenho o mesmo sentimento em relação à condução da campanha do Serra, porém sem a mesma intensidade. A diferença entre nós se explica na frase do Faulkner citada por você "A inteligência é a capacidade que se tem, de aceitar o que está ao redor." O que temos que aceitar é o fato de que a maioria da população, o brasileiro que elege,além de limitado intelectual e moralmente, tem baixíssima expectativa. Esse brasileiro que chamo de Zé Ruela não vota na Dilma por temer mudanças mas por achar que como está já está de bom tamanho.Suas expectativas, além do básico - ar, água, alimento e sono - não vão além de bola, batuque e bunda, o máximo de luxo a que aspira. E isso só se resolve com quinze anos de escolaridade. Mas a campanha ainda assim peca, como peca a imprensa de modo geral. Costumo dizer que a forma da mensagem elege o destinatário. Se me candidato a síndico e faço meu discurso em mandarim serei entendido apenas pelo chinês do quinto andar. A campanha precisa ser expressada no idioma do Ré Ruela pois é o Zé Ruela o cara que decide os destinos de Babânia. Assim, é errado referir-se a "desvio de dinheiro público" ou "escândalo na Casa Civil". Não é desvio, é roubo; não é dinheiro público, é dinheiro com o qual se construiria um hospital; não é Casa Civil, é governo Lula. O Zé Ruela não sabe que o governo Lula fica com 40% da comida e dos remédios que ele compra. Para o Zé Ruela imposto é um pagamento que os bacanas fazem uma vez por ano.Para ilustrar o que digo lembro que ontem vi a Marina pedir votos afirmando que as "prefeituras estão colapsadas". Isso para o Zé Ruela é mandarim. Competência, Manoel, é alcançar o que nos propomos, independentemente da complexidade ou da moralidade. Se me proponho e consigo demonstrar que dois mais dois somam quatro, fui competente. Se me proponho e não consigo demonstrar um axioma que desafia os matemáticos há anos, fui incompetente.Sob esse aspecto o Lula é competentíssimo. Ninguém se expressa melhor do que ele no idioma do Zé Ruela. Mas o Lula está cercado de ladrões e mente o tempo todo. E daí? O Zé Ruela, com sua moralidade incipiente, não vê pecado nisso.O Zé Ruela também vuve cercado de ladrões e também mente todo o tempo. O Lula e os seus sucessores só perdem para quem também for capaz de expressar-se no idioma do Zé Ruela. Ah, e quanto ao investimento em educação, podemos esquecer. Governos sustentados pelo Zé Ruela não farão nada que ameace a existência do Zé Ruela. Concluindo,não acho que uma campanha com mais "pegada" mudasse alguma coisa. Na verdade, não vejo para Banânia um futuro dentro do meu nível de expectativas. Banânia, o país do Zé Ruela, continuará sendo limitado pelo tamanho do sonho do Zé Ruela.

JGuedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário